Essa foto de paciente cercado de formigas em hospital está a chocar o mundo

1285

A foto tirada no hospital San Paolo, em Nápoles, na Itália, está chocando o mundo. Uma mulher aparece cercada e parcialmente coberta por formigas.

O descaso com a paciente colocou em cheque todo o sistema de saúde do país, obrigando o governo a intervir.

A foto foi divulgada por um conselheiro regional, que seria mais ou menos o equivalente a um deputado federal aqui no Brasil. O que mais chocou, além do fato de o diretor sanitário do hospital, Vitor Rago, ter confirmado que a imagem é real, foi ele ter dado a entender que esse caso não é algo inédito.

ikui

De acordo com ele, um terreno com árvores ao lado do hospital é que causa o problema, pois parte dos galhos delas chega até as janelas do hospital.

Rago também disse que isso ocorre quando o paciente é alimentado por bolsas nutricionais, que seriam ricas em açúcares e glicose.

Outro motivo que teria contribuído para isso é o fato de a ala onde a paciente estava hospitalizada estar em reformas. Logo após a foto ter sido veiculada, a paciente foi transferida para um quarto de uma outra ala.

A ministra de saúde da Itália, Beatrice Lorenzin, montou uma força-tarefa para averiguar a real situação do Hospital San Paolo e as condições em que todos os pacientes se encontram.

O diretor tentou amenizar a situação dizendo que as formigas se encontravam apenas no leito da paciente e não sobre ela, o que acabou gerando ainda mais revolta da população, pois na foto é possível ver claramente que as formigas cobrem, no mínimo, parte do braço da mulher.

O diretor está há pouco mais de um mês no cargo. A deputada de extrema direita Giuseppina Castiello se manifestou dizendo que esse tipo de coisa ocorre em todos os hospitais da Campânia e culpou o governador De Luca por ser incapaz de gerir a saúde do sistema regional.

Mais sobre Nápoles

Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália, após Roma e Milão, e tem a segunda maior região metropolitana do país. Estende-se por uma área de 117 km². Ela também é conhecida mundialmente pela sua história, música e por ser considerada a terra natal da pizza. O centro histórico de Nápoles é Património Mundial da Unesco.

É também um centro turístico, pois é lá que se localizam o vulcão do Monte Vesúvio, as ruínas de Pompeia e de Herculano e as ilhas de Capri e de Ísquia. O vulcão Vesúvio foi o responsável por destruir duas cidades na erupção de 79 d.C. Depois disso, já passou por diversas erupções, tornando-se o vulcão mais perigoso do mundo.

loading...
COMPARTILHAR